Leitura: Marie Kondo: A magica da arrumação

10:04

Dica de leitura

Já faz um tempo que esse livro está na minha lista de leitura e só agora finalmente pude ler e tudo que posso dizer é que esse livro é muito amorzinho no assunto de organização. Ultimamente ando bem focada em assuntos como organização, minimalismo entre outras coisas que podem melhor meu estilo de vida. 

Se você está cansado da bagunça da sua vida e quer organizar de uma vez por todas sem sofrer efeito rebote então é hora de correr se jogar no método KonMari, método apresentado no livro que consiste em deixar na sua vida somente aquilo que de fato te faça feliz. O livro foi escrito pela japonesa Marie Kondo que é praticamente um guru no assunto de organização.

Acho muito interessante que a autora aborda um minimalismo diferente onde você se guia pela felicidade verdadeira que tal coisa te traz, então você não precisa descartar coisas que você é super apaixonada só pra ter menos. Por exemplo, ela fala que nós temos uma espécie de estalo que te diz quando chegou o seu limite de descarte e isso é seu coração e emoções que guiam esse processo, o que é muito legal. 

Por experiência própria depois que apliquei o método KonMari em 80 % das minhas coisas, minha vida ficou mais otimizada, mais organizada e com uma sensação de satisfação e felicidade muito melhor, eu comparo isso como um banho de cachoeira, deixa alma leve (pelo menos é assim que eu me sinto com a minha vida em ordem), não apliquei em 100% da minha vida porque uma parte dela é o que chamo de bagunça organizada, eu preciso disso pra ter ideias novas.

O livro é composto de 05 capítulos que abordam alguns tópicos, por exemplo, o capitulo 01 se chama “Por que não consigo manter minha casa organizada”, aí vem alguns tópicos como “ Quem nunca aprendeu a organizar não tem como fazê-lo”; “Arrume direito e de uma vez só” e etc.

Vou deixar aqui algumas das citações que mais falaram comigo e que me ajudaram nesse processo de organização da life e da mente:

"Ter uma casa bem arrumada influencia positivamente todos os aspectos da vida- inclusive o trabalho e as relações familiares."

"Quando você põe a casa em ordem, também organiza suas questões e seu passado."

"Mantenha apenas as coisas que lhe falam ao coração e tome coragem para jogar fora o restante."

"Quando você quer se desfazer de algo, o melhor que você pode fazer é doar. Existem muitas pessoas que necessitam desse gesto de solidariedade."

"Para aproveitar ao máximo as coisas que lhe são importantes, primeiro você precisa se desfazer daquelas que já não têm mais função. Jogar fora objetos sem utilidade não é desperdício. Você tem coragem de dizer que precisa de algo que está enterrado no fundo do armário há tanto tempo que nem se lembra da sua existência? Se as coisas tivessem sentimentos, elas certamente não estariam felizes nessa situação. Então liberte-as da prisão à qual você as relegou e deixe-as partir com gratidão."

"À medida que você organizar a casa e reduzir seus pertences, vai descobrir quais sãos seus valores mais profundos e o que realmente importa na vida."

Outras belezinhas

0 comentários