07 resoluções financeiras que você deve fazer em 2019

18:18



 Ah o início do ano, aquela época em que fazemos planos e mais planos para um novo ano que promete ser de muito sucesso (e será), principalmente na área financeira (amém). Para ajudar o seu ano a ser sensacional nessa área, listamos aqui as 07 melhores resoluções que podemos fazer para um ano de sucesso.

     1)  Crie um orçamento que você possa manter

Criar e manter um orçamento no qual você possa viver nele é o primeiro passo na direção certa de sua saúde financeira. Comece verificando quanto de fato você ganha tirando todos os descontos, depois disso organize em uma agenda ou planilha quais são seus gastos fixos, e por último veja quanto você pode guardar para eventualidades (remédio, pneu que furou, algo que saiu do planejado e etc.). Um orçamento equilibrado onde você sabe pra onde está indo seu dinheiro te permite fazer planejamento de gastos e não se meter em dívidas.

     2)  Simplifique as coisas

Quanto mais fácil você conseguir administrar seu dinheiro, melhor. Procure métodos que façam você saber exatamente o quanto você está ganhando e gastando e o quanto você pode poupar. Use um método de controle que mais tenha a ver com você, pode ser anotando em uma agenda, pode ser usando uma planilha, ou qualquer outro modo que você achar melhor, o importante é você entender direitinho o que está sendo feito do seu dinheiro.

Procure também simplificar suas contas colocando no débito automático, assim as contas serão sempre pagas em dia e evitará juros (gastos desnecessários), cancele certos serviços bancários ou de cartão que você nem usa, mas que estão lá todo mês gerando débitos e mais débitos que você nem usa. Todo centavo faz a diferença.


     3)  Tenha metas financeiras

Ter metas, em quaisquer áreas da vida, te ajuda a conseguir aquilo que se deseja com muito mais eficiência, e na área financeira não poderia ser diferente. Você pode colocar como metas: Pagar aquela dívida pendente, juntar valor X para um intercâmbio, um carro, uma casa, ou qualquer outra coisa que você queira, criar um fundo de emergência de valor X e muitas outras coisas de acordo com sua necessidade e realidade.

Organizando-se dessa maneira, você vai assumir um compromisso com seus projetos e vai conseguir finalmente tirá-los do papel.

     4)  Pague suas dívidas

Faça do pagamento de suas dívidas uma promessa para este ano. Ter dívidas excessivas podem te impedir de realizar outras metas que você deseja e ainda te puxar pra baixo, te deixando sempre estressada e apreensiva. Faça um plano de liquidar todas as suas dívidas, você pode começar da menor para a maior e separar uma quantia mensal para ir quitando elas, mas você pode também entrar em contato com e empresa credora e fazer um acordo, o que pode ser muito vantajoso para você.

Quitar suas dívidas lhe trará um grande alívio e ainda deixará seu dinheiro livre para investir nos seus planos e sonhos, mas lembre-se, nada de contrair novas dívidas, faça tudo conforme seu orçamento.

     5)  Tente não usar o cartão de crédito

O mal ou o bem necessário, você decide. O cartão de crédito pode ser uma boa escolha para emergências, mas também pode ser uma grande furada para quem não tem controle sobre ele. Além de inúmeras parcelas que se acumulam gerando uma bola de neve no fim do mês, ainda tem as taxas, juros e anuidade. Você acaba pagando mais do que comprou.

O ideal é evitar fazer compras no cartão de crédito, principalmente as parceladas, e fazer o possível para comprar tudo no dinheiro ou no débito. Se não for caso de emergência, você pode se programar para juntar um valor por mês (pode ser o valor que corresponderia à parcela do cartão) para comprar à vista, o que pode ainda te dar um bom desconto.
Cartão é bom, mas deve ser usado com consciência  e moderação.


     6)  Não seja tão duro com você

Se você ainda não está aonde queria financeiramente, tudo bem. As coisas levam tempo para acontecer, você não precisa ser tão duro com você mesma, mesmo que você cometa vários erros financeiros nesse novo ano, tá tudo bem, ninguém é perfeito, o importante é continuar tentando. As coisas vão se ajustar, só é necessário um pouco de paciência e disciplina e você conseguirá dominar suas finanças com maestria.

     7)  Ganhe mais dinheiro

Sabe aquela habilidade que você tem ou hobby que você pratica? Então, eles podem virar dinheiro. Você pode fazer alguns trabalhos freelancer para ganhar um dinheirinho ou quem sabe começar um novo empreendimento que pode virar sua renda auxiliar ou talvez até a principal. Essa pode ser uma saída criativa que pode te ajudar a alcançar suas metas financeiras ou até mesmo mudar sua vida, nunca se sabe.

Quais resoluções você vai incluir nas suas resoluções de final de ano? Quais você achou melhor? Compartilhe conosco nos comentários.


Outras belezinhas

0 comentários