Morando sozinha - Tudo que você precisa saber para ter uma vida independente.

16:21



Eu comprei esse livro pelo menos um ano antes de eu casar e mudar de casa e foi uma mão na roda. O livro é da blogueira Fran Guarnieri do blog Morando Sozinha, que em seu blog já dá ótimas dicas para quem quer ser uma pessoa mais organizada, como morar sozinha, dicas de finanças entre tantas outras coisas que qualquer pessoa que vai se tornar adulto precisa.

O livro é divido em 11 capítulos: Vou morar sozinha e agora? , Organize-se, Quanto custa morar sozinha?, A família, A escolha do imóvel perfeito, Planejando uma mudança, Morando sozinha de verdade, Dividindo apartamento, Dez coisas sobre sua casa nova, Sua saúde financeira e Solidão.


Todos os capítulos estão riquíssimos de informações e experiências pessoais compartilhadas que realmente ajudam pra valer. A autora é bastante minuciosa na hora de dar os passos para todos aqueles que querem ter uma vida independente e sua linguagem é fácil e intima, o que nos faz sentir como se fossemos amigas de longa data batendo um papo em um café compartilhando suas experiências.

O livro é muito bonitinho, todo rosinha, com algumas ilustrações simples, lista de afazeres, lista do que você precisa em uma casa, check lists, muitos conselhos e algumas fotografias. É notável o carinho com o qual ele foi escrito. É uma ótima pedida para quem está meio perdido nesse lance de morar sozinha, de administrar seu próprio dinheiro, organizar a parte de comida da casa, se organizar e etc.

Umas das partes que mais amei no livro foram as 25 dicas que você pode aplicar no seu dia. Eu gostei tanto dessa parte que preciso compartilhar pelo menos 10 das dicas com vocês :



        1.    Sempre tenha metas. No começo de cada mês, estabeleça 05 coisas que você deseja fazer. Pode ser organizar alguma coisa, ligar para um amigo, ler um livro, etc.


2. Não ache que é preciso parar tudo o que está fazendo para se organizar. Apenas comece.


3.    Tenha um plano de organização diário. Quinze minutos por dia já é um começo para lavar a louça, separar roupas, lavar e varrer um cômodo.


4.   Após fazer todas as tarefas de uma lista ou ter atingido alguma meta, pense em qual será sua recompensa.


5.  Escreva sempre seus objetivos em forma de lista. Isso ajuda a manter o foco e você pode ir riscando cada item após estar feito.


6.    Ao tirar algo do lugar, coloque de volta assim que possível. Não fique acumulando tarefas para depois, descomplique.


7.  Seja realista, não adianta fazer uma lista imensa com coisas que você sabe que não serão cumpridas dentro do prazo estabelecido.


8. Aproveite alguns momentos para realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Exemplo: Enquanto você assiste TV, também dá pra organizar uma gaveta que está bagunçada, ou dobrar roupas.


9.  Vá por partes. Se você estabelecer metas de organizar uma coisa por dia, não será necessário perder um final de semana inteiro organizando tudo de uma vez.


10. Se você se acha uma pessoa desorganizada e bagunceira, acredite, é possível mudar. Comece aplicando as dicas desta lista.


A leitura desse livro é uma ótima forma de começar para quem não sabe o que fazer quanto à vida adulta, além do livro existem muitas outras dicas no blog Morando Sozinha. Vale a pena conferir.



Outras belezinhas

0 comentários